quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conselhos úteis para colegas de trabalho que são bem legais

O trabalho enobrece. Tanto isso é verdade que o microcosmo do ambiente corporativo é um imenso aprendizado, constante e certeiro. Por isso que, quando escrevi sobre os coleguinhas escrotos que se pode ter em um emprego, um grande número de acessos e comentários estiveram por aqui. Mas, para dirimir quaisquer dúvidas, esclareço que não há nada factual nos relatos sobre os ‘feladaputas’ que nos cercam em horário comercial. Tanto é verdade que aproveito para exaltar uma outra figura, absolutamente antagônica à primeira, que é o bom colega de trabalho.

Este não se sente incomodado pelo outro, sente-se complementado. Também não se sente ‘dono’ da empresa, sabe-se parte integrante. E, para surpresa dos que têm a alma diminuta, geralmente são os que são muito bons no que fazem que, incrível ironia, não estão nem aí para a disputa sórdida que visa descobrir quem consegue esticar o saco do chefe ao máximo – um adendo: de onde será que surgiu a expressão ‘puxa-saco’? Porque, olha, se for o saco escrotal, dóóóói...

Há um quê de professor no bom colega de trabalho. Mas ele carrega em si a cumplicidade de um colega de sala de aula que faz questão de ensinar e aprender com você. Não diria que estes são minoria, isso depende muito do perfil da corporação. Mas que as pessoas legais no âmbito corporativo são meio que caçadas pelo ‘lado negro da força’, isso são. Então, para que ‘o cara legal’, a ‘menina figura’, o ‘tiozinho gente boa’ e outros que possuem o dom de iluminar o seu ‘das 8 às 12 e das 14 às 18’ não sumam para sempre, lá vão alguns toques (inclusive aproveitando os que me foram enviados via comentários no texto anterior) para que o colega de trabalho gente boa não desista e mude de emprego – te deixando só nessa porra, né?

Quando o ‘feladaputa’ encher a paciência, ria, seja feliz (ainda que isso doa), pois o sacana ficará ainda mais puto ao perceber que não te atingiu; seja frio, calculista e, na hora certa, puxe o tapete do mau colega sem drama de consciência, afinal ele faz mal a você, aos outros colegas e à empresa; não confunda sorrisos com amizades, isso pode não acabar bem; se os malditos forem maioria, foque ainda mais no trabalho e ligue o botão do ‘foda-se’; faça um esforço hercúleo, mas não leve para sua vida a aporrinhação que é trabalhar com um idiota; e, finalmente, se nada disso der certo, venha trabalhar comigo, eu agradeço!

E aí? Opinas aqui? Ou melhor: homenageias por aqui alguém que merece integralmente a alcunha de ‘colega de trabalho do bem? Vai, fica a vontade, a casa – e a opinião também – é sua.

6 comentários:

  1. Rapaz...a história é essa mesmo! O negócio é não confundir sorrisinhos "marotos" com cumplicidade, senão, você, quem é realmente brother, dança. O tom tem que ser tocado por quem faz o bem, afinal, as chances de dar certo superam as do seu colega bizarro, que pensa só no ego e em como inflar o do chefe (puxando o escrotal ou não). É testado dermatologicamente que o certo ganha em cima do errado. Pode demorar, mas vence. Por isso que eu ainda acredito que um dia eu terei mais colegas figuras, que felasdaputas ao redor, diaria e continuamente.
    Ana Dulce Melo, é para ela a minha homenagem do colega do bem deste post. Ela é consciente. Assim como Hádam Lima e Grace Melo são - só tenho comentários produtivos a tecer sobre eles.

    ResponderExcluir
  2. Queria ter lido esse texto três anos atrás... eu ignorei e ri até o limite da paciência. Saí e estou tentando dar a volta por cima.
    Colegas sejam mais compreensíveis e menos invasivos. Graça demais é idiotice disfarçada. Peguei pesado?

    ResponderExcluir
  3. Ah Raquel, Raquel do meu coração! Quem dera eu, ter a chance de ser sua colega de novo.

    ResponderExcluir
  4. Faz isso não,Raquel.Tô toda 'boboca' com o comentário e olha q nem tô de TPM kkk

    absoluta certeza q o comportamento 'colega do bem' é fruto da convivencia e amizade com vc,Christiam,Grace,Jaime,Mayu,Aldaci,Luana,Pacheca...

    Ana Dulce

    ResponderExcluir
  5. Então é pra fazer homenagem? Pois bem: adorei trabalhar com vc, Anderson. Isso mesmo!! Ótimo companheiro para fazer planejamento,parir ideias e solucionar problemas. Parabéns pelo coleguismo, sinceridade e espírito de equipe!

    ResponderExcluir
  6. Ah, minha doce Laríssima, com você também tive a oportunidade de dividir momentos muito legais na vida profissional. Aliás, isto para mim não é surpresa, pois desde a faculdade a sei especial, talentosa e competente. E, como disse em comentário no post anterior, aquele texto não era nada factual, pois aonde estou agora tenho vivido coisas muito boas e que têm me enriquecido profissionalmente - ainda que financeiramente... deixa quieto! hehehe. Obrigado pela sua presença por aqui, sempre com qualidade opinativa digna de registro. bjs

    ResponderExcluir