sábado, 18 de setembro de 2010

Educação é artigo futebolístico de luxo?

Não. Eu não inicio essa opinada (hehehe) com o objetivo de divagar sobre as maledicências ou ‘bemdicências’ do ensino público ou privado. A educação do título é outra. É aquela que vem de casa, de berço e da forma como os pais encaminham seus filhos. Sou pai e, por isso, tenho total consciência do terreno totalmente pantanoso em que invisto neste texto.

A questão que trago à tona é uma que a mídia estrepitosamente alardeou nos últimos dias. Refere-se ao caso Neymar, jogador do Santos, que foi tratado como ‘mal educado’ pelo técnico do Atlético-GO, Renê Simões. Um cara que tem vasto currículo no futebol – independente de ser um ‘colecionador de títulos’ ou não – alertou que o comportamento do jovem jogador santista precisa de um freio diante das atitudes malcriadas demonstradas em campo.

Deve ser mesmo um osso duríssimo ter em casa um ‘aborrescente’ que, no auge da mais tenra idade, já é um astro. Mas, como a maioria das famílias deve avaliar, esse sucesso do ‘moleque’ também é uma benção. Já pensou nas benesses que um filho endinheirado pode oferecer aos pais? Mas é aí que o bicho – e não se trata daquele que, futebolísticamente, é oferecido aos jogadores por cada vitória importante – efetivamente pega.

Como dizer ao garoto para que ele se comporte se o seu ‘destempero’ é combustível para jogadas geniais? Como pedir que o ‘pivete’ abandone a irreverência se está nela o seu maior trunfo dentro de campo? Ainda mais quando o ponto facilmente identificável como comum entre os jogadores de futebol é que eles, quase que invarialvelmente, são oriundos de famílias de baixa renda!

O que sobra, então, para ‘recuperar’ Neymar? Olha, na boa, acredito que um puta zagueiro, tão genial e eficiente quanto o atacante do ‘Peixe’, seria a solução educacional para o guri. Quando o jogador/pseudo-problema encarar alguém, em campo, que não seja facilmente subjugado pelos seus dribles e artimanhas, seguramente entenderá que ele, assim como todos nós, também tem limites. E aí o Neymar poderá, por força de uma coisa básica, a inevitável realidade, educar-se muito bem na escola da vida, aprendendo que ser bom ou ser ótimo são coisas importantes na trajetória profissional. Mas que ser humano, passível de erros, é condição essencial para nos mantermos gente de verdade, nem monstros e nem fracos. Apenas gente de verdade!

Pois é, mais uma vez opinei. E você, está esperando o quê?

7 comentários:

  1. interessante, do futebol até educação passando pela condição humana... reflexão válida!

    ResponderExcluir
  2. Brigas, discussões e polêmicas entre jogadores e técnicos não são mais nem novidades. Esta briga protagonizada por Neymar só reflete que, para muitos, ter dinheiro é motivo suficiente para distratar as pessoas e agir como uma 'criança'. ( se bem que ele ainda é, né?).
    O próprio técnico do goianiense afirma 'estamos criando um mostro', então, agora que aguentem a TPM deste mostro.

    ResponderExcluir
  3. Nem de futebol eu entendo...mas dessa panelada toda, o tempero que tiro é que realmente a educação (que vc mesmo se referiu) é o elemento essencial nesse sentido - de equalizar certas atitudes que são tomadas (ou não) dentro do campo de trabalho. Se futebol, jornal, tribuna ou varejo, nem importa o caso, a situação é que nossas atitudes refletem o que aprendemos a ter como referência. Se essa criatura do time do Santos, metido que é com aquele moicano quase que mal feito, age de forma destemperada como essa que o treinador atentou no caso relatado, imagina seres falíveis como nós - que nem ganha a bolada que ele ganha, lançando bolada a todo instante, mas suando a camisa - adquirindo o mesmo hábito? Que educação de luxo é essa? Que síntese futebolística mais inoperante seria?

    Não sei, esse garoto tem cara de mimado. E certos hábitos não condizem à realidade que nos deparamos (cidadãos) diariamente...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Acho que ele deve ser punido pelo que fez de acordo com o regulamento do time, o resto é punição e promoção em cima da fama do garoto!

    ResponderExcluir
  6. E para quem não viu, segue o link da leitura labial feita pelo Fantástico do momento em que o Neymar quebra o pau: http://is.gd/fiOJw

    ResponderExcluir
  7. Pois é a educação é tudo,já dizia Paulo Freire:"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.", eu não entendo muito de futebol, mas busco entender o homem, e creio que a educação não pode ser uma imposição nem doação, é mais que isso,é algo que nos leva a perfeição e o nosso agir é uma devolução do que foi coletado na própria sociedade.Xeros desta educadora que vos segue.

    ResponderExcluir