sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Para quem ainda não entendeu bem o espírito da coisa


Verdade que não caguei regras – e nem farei isso de agora em diante, no que depender de mim. Mas é auto-explicativo o fato do blog intitular-se ‘Opino Aqui’. Por isso é que cuspo as linhas seguintes. E, para inutilizar qualquer dúvida, utilizo como exemplo um comentário alheio por aqui postado. Leiam-no sabendo que dele subtraí o alvo/pessoa da crítica, em termos nominativos, desde o início:

“Fulano de Tal, você é um saco. Você se acha o rei da cocada preta. VOcê é uma xícara cheia. Você é chato. Ninguém gosta de você. Fique por aí porque Aracaju, está melhor sem você. #TenhoDito #ProntoFalei #Desabafei. E Anderson, não censure meu comentário. #Fui”

Postado no www.opinoaqui.blogspot.com em 23/11/2010 (Mas já devidamente defenestrado!)

Gente, por estas plagas seria uma contradição censurar qualquer tipo de opinião. Esse modesto blog intenciona abrir espaço justamente para que as pessoas dêem vazão aos seus comentários, opiniões e afins. Mas não me parece justo que alguém opine e não assine embaixo do que pensa.

O comentário anônimo que gerou esse texto não carregou nas tintas e nem ofendeu ‘a moral e os bons costumes’. Mas revela algo incômodo nos tempos andantes: a discordância parece ser algo de que todos fogem. Ou, ao menos, algo que todos evitam assumir às claras.

Tudo bem que, como diria aquele quase ex-representante nosso no parlamento, “em Sergipe todos se conhecem.” Mas será que a discordância é algo tão ofensivo assim?

Opinar é uma atitude louvável, seja qual for a opinião. Concordar ou discordar são consequencias. Se as colocações forem feitas de forma civilizada e vierem assinadas, agradeço penhoradamente. Não se trata, portanto, de censura. Mas de resguardar um ponto óbvio: sua opinião é SUA. Faça-a valer, assuma-a e, no mais, estamos conversados.

3 comentários:

  1. Correto, liberdade de expressão, democracia, seja lá como quiserem encarar, indentidade é bom e faz bem. desculpe o termo, quem tem medo de cagar não come.REPITO, ESTAMOS JUNTOS, MENOS PARA DORMIR, CLARO.

    Anselmo Costa

    ResponderExcluir
  2. Pois bem...Todo homem de natureza nobre, é capaz de assumir a sua posição em público. Sem alterar fatos, para engradecer-se ou não. A transparencia é crucial e honesta, e é preciso que assim seja, do conteúdo ao relator. Deveras...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sem contar que, convenhamos, como empobrece a opinião quando ela vem assim toda desconfigurada - nessa hora a ausência nominal é até inferiro em relação aos termos chulos e sem nenhuma distinção, sendo que foram usados para... o quê mesmo? Qual o ganho? Enfim, as pessoas sabem o que fazem (ou ao menos deveriam ter essa noção mínima).

    Um salve para você, qeurido AnderChris!!

    ResponderExcluir