sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A arte da esquiva e quando não usá-la faz muito bem

No boxe a esquiva é algo tão importante quando um portentoso soco. São rounds e mais rounds em que o lutador, ao esquivar-se, evita ser atingido, óbvio, mas atua também para cansar o adversário e, dessa forma, encontrar o melhor momento para encaixar um golpe para nocautear o oponente.

Já na política é tão corriqueira a prática da esquiva que ninguém nem mais percebe a sutileza que esse ‘bailar’ sobre os ringues das disputas administrativo/eleitorais revela. É lógico que é complicado para um político falar tudo o que pensa e fará, em especial quando ele ocupa um cargo importante e que, pelas suas decisões, a vida de muita gente pode mudar para melhor ou pior.

Mas a desfaçatez da classe política anda tão escancarada que mesmo a esquiva necessária em temas como segurança e economia, por exemplo, onde nem todas as informações podem ser abertas a qualquer momento sob risco de colocar a própria sociedade em perigo, acaba sendo uma atitude confundida com a tal da ‘safadeza’ do político – lugar comum com o qual, infelizmente, a maioria dos políticos parece concordar e até se esmeram para manter.

Por isso que poder participar de uma sabatina com o vice-prefeito de Aracaju e atual secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, no Nós no Cabaré – idéia bem legal dos jornalistas Chico Freire, Eliz Moura e Ferreira Filho, que acontece todas as quintas, às 20h, no bar Templo Gelado, rua Joventina Alves, esquina com rua Euclides Paes Mendonça, no bairro Salgado Filho – foi algo tão importante para ver como o debate político pode funcionar de forma afirmativa, sem os mesmos velhos ardis tão empregados nessa prática e que afastam cada vez mais as pessoas de tão importante assunto.

Sílvio encarou

Cerca de 30 pessoas, na maioria jornalistas, não tiveram dó e nem piedade de Silvio Santos durante quase três horas de questionamentos agudos e provocadores, até. Mas eis que o novíssimo secretário de Saúde de Aracaju, apenas três dias após assumir o cargo, não se negou a nenhuma pergunta e de forma firme, mas sem agredir ou reclamar, respondeu a tudo.

E olha que tivemos momentos de emoção aflorada, cutucadas meio que politizadas e, quase que na sua totalidade, questionamentos que atingiam em cheio a ferida da saúde municipal. Mas nada ficou sem resposta. Silvio Santos encarou de frente e foi assertivo, assumiu culpas que nem dele são e, o principal, mostrou que está com muita disposição para acertar.

Claro que para quem não estava no Nós no Cabaré pode parecer que Silvio Santos encarou nesse ‘ringue’ uma platéia amistosa, pelo fato dele também ser jornalista. Mas, creiam, ele teve que suar mesmo para dar conta de tanta demanda. Aliás, confira a matéria completa sobre a essa noitada diferente e produtiva no site da Bella Mafia (http://www.bellamafia.org/2010/11/silvio-santos-anuncia-plano-emergencial.html).

“Corro o risco”

De minha parte, aproveitei para provocar. Perguntei a Silvio se ele acredita que o perfil técnico deve suplantar o político e se assumir essa tarefa da saúde não significava que ele desistiria de disputar a prefeitura de Aracaju em 2012. E não é que o danado devolveu a provocação de forma surpreendente?

Assumiu que pode, sim ,ser candidato, afinal é vice e, como tal, é lembrado para substituir o atual gestor, Edvaldo Nogueira. E que não enxerga diferença entre o técnico e o político, mesmo porque o primeiro, quando atua numa secretaria, por exemplo, atende a um projeto político. “E quem disse que político não pode correr risco?”, asseverou quando respondia sobre as implicações que seu desempenho na secretaria pode ter em seu futuro político.

E nem mesmo quando tirei um velho sarro – que já vem desde os tempos em que trabalhei na cobertura esportiva sergipana – de ‘incentivá-lo’ a concorrer à presidência do Sergipe, seu time do coração, e pedi que ele dissesse quem estava pior, a saúde de Aracaju ou o clube de futebol, ele se esquivou. “Olha, no Sergipe as coisas estão mais próximas de serem resolvidas, pois vem eleição no clube por aí e existem dois candidatos que têm tudo para fazer um bom trabalho”.

Então foi assim, de um jeito franco e direto, que Silvio Santos encarou os golpes que foram desferidos não contra ele, claro, mas contra o atual estado da pasta que ele assumiu recentemente. Diante de tudo o que aconteceu, não fica difícil entender porque ele merece mesmo ser sempre lembrado para disputar a cadeira de prefeito da capital sergipana em 2012.

Com a força de seus argumentos e com a possibilidade de provar, na prática, toda a sua capacidade administrativa, é sem dúvida um forte candidato. Mas, se isso ocorrer, de qualquer forma a população já sai ganhando por não ter nele, no próximo pleito, um político que se esconde atrás das palavras. Pelo contrário, as utiliza para golpear com um direto a cara dos que, por preguiça, desencanto ou burrice mesmo, insistem em desqualificar todos os políticos pela forma como a maioria deles age, esquecendo que, mesmo que tudo pareça a mesma merda, é preciso separar bem as coisas, já que é na política que se decide a vida da maioria.

Por isso, Silvio, valeu você não se esquivar das perguntas. Sua coragem de encará-las e absorver os golpes mais duros são demonstrações de que os próximos rounds dessa luta nossa por uma vida melhor conta com um lutador de qualidade. E que não vai deixar o povo ir às cordas e nem à lona sem ao menos lutar pra valer, dando às caras e todo o gás necessário. Então, que soe o gongo!

12 comentários:

  1. Sinceramente, eu gosto muito deste estilo corajoso de Silvio Santos que na política é muito raro. Coragem para assumir posições como a sua pretensão em ser candidato, quando muita gente quer isso também, mas se esconde para tentar driblar os adversários internos.
    Coragem para assumir um cargo como o de Secretário Municipal de Saúde que pode alavancar sua candidatura, mas também pode afundar suas pretensões políticas, caso ele não consiga implantar o que imagina.
    A política precisa de pessoas assim, com fibra, que saibam ser diplomáticas, mas também saibam bater na mesa quando preciso, pessoas que não tenham duas conversas, que tenham palavra e não engane.
    Parabenizo aos organizadores do evento, mas principalmente a Silvio que nos proporcionou uma bela entrevista.

    Sales Neto

    ResponderExcluir
  2. Tenho o orgulho de ter sido colega de faculdade de Sílvio no curso de jornalismo da UFS. Além de muito inteligente, é uma pessoa gentil, dedicada e que tem grande disposição para o trabalho. Muito sucesso pra ele e que o trabalho se reflita em melhorias cada vez maiores pra saúde do nosso povo! Excelente texto, viu Christian? Bom de ler demais!

    ResponderExcluir
  3. Christian, seu texto é extremamente leve e assim, maravilhoso de ler. Parabéns!!! Muito bom ter tido a oportunidade de participar do 'Nos no cabaré', e ter conhecido o Silvio Santos além política.

    ResponderExcluir
  4. Bom começo Secretário Silvio-na Saúde não podemos nos esquivar ou protelar ou postergar. Significa vida, bem Estar, prazer de viver, realizar e realizar-se plenamente; condições básicas e pre-requisito pra todo o resto. É disso que se trata; não pode esperar, nem atender outras expectativas que não a de prover serviços e ações que possibilitem atender essas expectativas e necessidades a milhares de pessoas que não podem ou não querem pagar por isso; é um Direto constitucional além de ser um Direito Humano fundamental-o acesso à Vida e à Saúde. Tarefa imensamente complexa e do tamanho do nosso país O gestor da Saude tem de organizar e prover essas ações e serviços do nascimento, ou mesmo antes dele, até a morte, para o individuo e para o coletivo da sociedade.Essas expectativa jamais serão plenamente satisfeitas, é bom que isso fique bem estabelecido nas nossas cabeças, mas temos de fazer o melhor que pudermos dentro das condiçoes estabelecidas.Os desafios são imensos e a cada dia surgem novos. E tem muito a fazer. Podemos e devemos fazer.Vc tem condições politicas e tecnicas de poder fazer.Vá em frente.Boa sorte Rosa Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Ótima análise, Crhistian.
    Quando foi feito o anúncio da ida do Silvio para a secretaria de Saúde, me peguei pensando em todas possibilidades políticas que a medida implicaria.
    Diante de suas palavras e da postura do Silvio nesses poucos dias enquanto secretário, vejo que a 'loucura' de encarar o desafio estava revestida de coragem. Mais ainda ao assumir que tem planos eleitorais e despertar em alguns o pensamento de que a secretaria poderá ser um trampolim.

    Michelle Almeida

    ResponderExcluir
  6. De Anselmo costa
    Acredito muito nos gestores que não foge ao debate, mesmo quando parece está em desvantagem, Silvio deu uma prova de que está aberto a sugestões e criticas, contudo ele deixou claro que nada ficará sem resposta. O péssimo habito de alguns políticos, em pensar erradamente que a oposição é somente para cobrar ou bater, vem atrapalhando, visto que alguns deixam transparecer que são contra tudo e a todos em prol de um discurso inflamado, típico daqueles que não tem compromisso nenhum com o povo, ou seja 1° ele, 2° ele e depois ele. E Silvio ao aceitar mais este desafio mostra que um filho teu não foge a luta.
    Valeu Anderson Christian de Souza

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Anderson Christian pelo blog e pela sua análise.

    Cabra Macho! Essa é a definição perfeita para o Sílvio Santos. O novo Secretário tem um estilo que passa serenidade e confiança, um tipo de político raro, transpira energia e demonstra competência, não é do tipo que joga para a torcida. Acredito plenamente naqueles que não fogem a luta, e estão sempre dispostos para o embate. Parabéns ao Sílvio pela personalidade e pela coragem. Sucesso na nova empreitada.

    ResponderExcluir
  8. Quem não participou da entrevista de ontem, ao ler seu texto, recheado de clareza e objetividade, percebeu o que perdeu. Comungo com as percepções apresentadas por você. Concordo com Sales e Michelle quando falam sobre a coragem de Sílvio. E ele é mesmo assim. Diz o que pensa e age de acordo com seus pensamentos e convicções, sem medo de ser feliz, sem embromação. Diante de um desafio ele se arma de coragem, determinação, boa vontade. Pensa no que é melhor para si, para o coletivo e pelo coletivo.
    Assim como Rodrigo, também tenho o orgulho de ter sido sua colega de faculdade e sinto muito mais orgulho por ser sua companheira há 18 anos.
    Parabéns, Anderson, pela sua avaliação.
    Para Sílvio, minha eterna admiração, apoio e amor.

    Janaína Santos

    ResponderExcluir
  9. A impressão que tive de Silvio Santos foi das melhores. Espero que ele possa gerir essa pasta com a competência com que respondeu ao debate. Torço por isso! Afinal, todos queremos sáude... e de qualidade! Parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir
  10. A postura de Sílvio sempre surpreende, por mais que seja notória sua capacidade de interlocução com a imprensa e sociedade, sempre que não espero, me impressiono com ele. Você, Christian, sintetizou muito bem o que acontece e narrou perfeitamente a sabatina desenvolvida para Sílvio na última edição do 'Nós no Cabaré'. Acredito que ele é sim um bom nome para gerir a pasta, por mais que não tenha título de profissional da saúde, mas ele possui a competência de um administrador que cuida de todas as ramificações referentes à capital; auxiliando o prefeito. Por isso, acho mesmo que ele só evidenciou a fibra que possui enquanto gestor, profissional e humano - por ter tido habilidade e sensibilidade em justamente não se esquivar de quaisquer tempestivas ameaças partidárias, políticas e até mesmo pessoais que acabaram rolando na oportunidade em que Sílvio se deparou diante de tantos jornalistas e pessoas ‘voltadas’ à causa.
    Respeito e admiro Sílvio por sua competência – além de ter sido um ótimo colega de faculdade devido suas contribuições e troca de ideias, e meu padrinho de Formatura. Ou seja? #soufã mesmo

    P.s.: Texto delícia, Christian!!

    ResponderExcluir
  11. Valeu quase xará pelo texto. Muito bom. Quando estiver em Aracaju quero conhecer o Cabaré. Bom, sobre Sílvio Santos tenho inúmeras dúvidas sobre sua condição de tocar o posto da Saúde em Aracaju, porque penso que gerir a saúde é ter sensibilidade com os mais pobres e que mais sofrem, e ter capacidade gerencial, isto é, mexer com planejamento estratégico, metas, índices, métodos, etc, etc...Não sei, tenho dúvidas. Vamos acompanhar.

    Cristian Góes

    ResponderExcluir
  12. Agora sim eu posso comentar em seu blog! Heh. Internet chegou! \o/

    Não sou de puxar sardinha pro lado de ninguém sem que mereça. Tive o prazer de conviver um pouco com Silvio Santos durante a campanha eleitoral e além de ver um homem sereno e sincero nos seus contatos e trabalho, conheci uma pessoa muito solícita e disposta a ajudar. Sabe aquelas pessoas que você olha e acha que tem uma alma boa? Pois é. Que nem uma amiga minha que diz que pra ela o presidente Lula é o Papai Noel. kkkkk

    Não conheço muito do perfil do Silvio Santos como administrador público, só como político e esse papel está sabendo desenvolver bem. Mas acho que pra assumir um cargo de alto escalão como esse, se deve ter coragem e competência. É o que ele vem demonstrando nas ações que tem tomado, junto com a coragem de assumir os problemas e os riscos do lugar a que foi destinado. Claro que não vamos ser inocentes de achar que tudo é be;eza, pois quando há acordo político envolvido no meio, a coisa não pode ser simplificada dessa maneira. Entretanto, o caminho, NA MINHA OPINIÃO, é esse mesmo. E se for candidato à prefeitura de Aracaju, já tem o meu voto.

    Agora só falta você passar no PovoBunda, porque eu já opinei aqui. :)

    Débora Andrade

    ResponderExcluir